sábado, 11 de junho de 2011

Associações Defensoras do Ambiente

GREENPEACE
A Greenpeace é uma organização mundial cujo objectivo é mudar atitudes e comportamentos, para defender o meio ambiente e promover a paz. A Greenpeace existe porque este frágil planeta merece ter uma voz, precisa de soluções e de mudanças. A Greenpeace está presente em 41 países da Europa, Américas, Ásia e Pacífico.
A Greenpeace está organizada em campanhas, com os seguintes objectivos:


  • Catalizar uma revolução energética, para lidar com a ameaça número um que o nosso planeta enfrenta.
  • Defender os oceanos, desafiando a pesca dissipadora e destrutiva e criando uma rede internacional de reservas marinhas.
  • Proteger as florestas ancestrais, do mundo e os animais, as plantas e as pessoas que dependem deles.
  • Trabalhar para o desarmamento e a paz, cuidando das causas, dos conflitos e exigindo a eliminaçao de todas as armas nucleares.
  • Criar um futuro livre de materiais tóxicos, com alternativas mais seguras aos químicos perigosos usados nos produtos e na indústria actuais.
  • Promover a agricultura sustentável, rejeitando os organismos geneticamente modificados, protegendo a biodiversidade e estimulando a agricultura socialmente responsável.

Ficheiro:Greenpeace.svg

SOCIEDADE PONTO VERDE
A Sociedade Ponto Verde S.A. é uma entidade privada, sem fins lucrativos, constituída em Novembro de 1996, com a missão de promover a recolha selectiva, a retoma e a reciclagem de resíduos de embalagens, a nível nacional.
De acordo com a legislação comunitária transposta para o ordenamento jurídico nacional, a responsabilidade pela gestão e o destino final dos resíduos de embalagens cabe aos operadores económicos que colocam embalagens no mercado. Contudo, essa responsabilidade pode, nos termos da lei, ser delegada numa entidade devidamente licenciada para o efeito.

A Sociedade Ponto Verde:
  • Presta apoio às autarquias com programas de recolha selectiva e triagem de embalagens não-reutilizáveis;
  • Assegura a retoma, valorização e reciclagem dos resíduos separados, através de vínculos contratuais que possui com os fabricantes de embalagens e de materiais de embalagem (papel/cartão, vidro, plástico, madeira, aço e alumínio);
  • Assume a gestão e destino final das embalagens não-reutilizáveis após consumo colocadas no mercado nacional pelos embaladores e importadores;
  • Garante junto dos distribuidores que as embalagens não-reutilizáveis estão abrangidas por um Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE);
  • Promove a sensibilização e educação ambiental junto dos consumidores;
  • Apoia programas de investigação que fomentem o desenvolvimento do mercado de produtos e materiais reciclados.
QUERCUS
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, associação portuguesa fundada a 31 de Outubro de 1985 na cidade de Braga. É uma associação portuguesa que se afirma, independente, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela conservação da Natureza e dos recursos naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado.
A Associação designa-se Quercus, por serem os Carvalhos, as Azinheiras e os Sobreiros (cuja designação comum em latim é: Quercus) as árvores características dos ecossistemas florestais mais evoluídos que cobriam o país e de que restam, actualmente, apenas relíquias muito degradadas.Desde a sua fundação a associação defende a protecção da natureza e do ambiente. É uma organização descentralizada com núcleos regionais em todo o país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Alguns dos projectos da associação Quercus são: o Edifício Verde, a Eco-Casa, Olimpíadas do ambiente, Top Ten e Centro de Recuperação de Animais Selvagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário